De momento, não existem programas em arquivo.

Apresentação Institucional


A Rádio Marinhais é uma Rádio Regional a emitir a partir do Concelho de Salvaterra de Magos, em FM, na frequência de 102.5 Mhz.
Com uma fundação incipiente em 1985 só em 1989, aquando da atribuição do seu alvará de radiodifusão, foram publicados os seus primeiros Estatutos e iniciada a sua actividade regular, aquando da legalização das Rádios Locais levada a efeito nessa altura.
Em termos jurídicos é uma Associação, com sede na Rua João Pinto Figueiredo, n.º 155, em Marinhais.
A sua gestão é de cariz totalmente empresarial tanto no aspecto dos recursos humanos como nos financeiros e comercial.
Com vários eventos realizados, é uma instituição de renome e prestígio institucional no Distrito de Santarém e no Concelho de Salvaterra de Magos.
Divulga e faz parte da história das populações que serve directamente, ou seja as dos concelhos de: Alenquer, Almeirim, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Coruche, Salvaterra de Magos, Santarém e Vila Franca de Xira.

A Rádio Marinhais é uma rádio que sempre esteve, e estará, do lado das populações que serve, apoiando todas as festas populares na sua difusão.
No entanto, esse apoio dado pela Rádio Marinhais às populações não se fica por uma exaustiva divulgação, pois está presente aquando do evento em si, também para dar voz às pessoas de cada uma das localidades em que têm lugar esses festejos. Aí são feitos directos com reportagem sobre o que está a acontecer, entrevistas com os artistas participantes nas festas, com populares que se encontram no local e com os responsáveis pela organização dos eventos.
Outro exemplo, é a divulgação que faz de todas as Associações dos concelhos que serve e, em particular, das que actuam na área social (lares e creches) divulgando as suas actividades e a necessidade de serem apoiadas.

 

A Rádio Marinhais destaca-se ainda pelas de realizações pontuais, tais como:
- Desenvolvimento de várias actividades recreativas para os ouvintes: convívios, encontros, festas, etc.
- Implementação de viagens a diversos eventos como por exemplo, ao teatro e a vários concertos.

 

Em obediência ao seu Estatuto Editorial, procura fazer uma informação rigorosa, isenta e imparcial, procurando o esclarecimento dos factos com vista a que o ouvinte possa avaliar, por si próprio, as implicações do facto relatado retirando daí as suas inferências e conclusões.
A Rádio Marinhais procura ainda fazer uma informação clara, dando voz a todas a entidades, não sendo limitada por cores partidárias, clubísticas, associativas, raciais ou doutro qualquer género.
Do programa informativo, com informação permanente e contínua, constam três sínteses informativas: 8h00, 9h00 e 10h00.
O primeiro jornal alargado tem emissão às 12h00, seguido de uma síntese às 14h00.
Às 15h00 tem lugar mais um jornal e a última síntese informativa do dia tem lugar às 18h00.
Diariamente, entre as 19h00 e as 20h00 há um programa informativo, o “Olhar Livre” onde são emitidas, na íntegra, várias entrevistas com os intervenientes e protagonistas do dia em termos de notícias desde o Governador Civil a Deputados da Assembleia da Republica do Circulo Eleitoral de Santarém, membros do Governo com relevância nas áreas abordadas e também os autarcas dos concelhos servidos pela Rádio Marinhais ou representantes doutras entidades visadas nas notícias apresentadas.
Às 22 horas tem lugar nova síntese e às 24 horas mais um jornal alargado com o resumo do dia.
Ao fim de semana tem jornais de duas horas com toda a informação da semana e um programa de uma hora com a apresentação de todas as opiniões e comentários emitidos nessa semana.

Ao fim-de-semana, a Rádio Marinhais conta com um programa de 2h de informação intitulado “Ao Longo do Tejo”, no qual é feito o rescaldo de toda a informação semanal e onde é feito o acompanhamento de todas as actividades das colectividades dos Concelhos (Almeirim, Benavente, Cartaxo, Coruche, Salvaterra de Magos e Santarém).

 

Estatuto editorial


A liberdade de expressão e informação, bem assim, a liberdade e direito de imprensa, qualificação daquelas, constituem princípios basilares de um Estado de direito democrático, previstos quer na Convenção Europeia dos Direitos do Homem, quer na Constituição da República Portuguesa, os quais, próprios, esta Rádio não pode nem quer olvidar ou, por alguma forma, subverter.

 

Neste pressuposto inabalável, reger-se-á sempre, e sem quaisquer subterfúgio, pelo direito dos cidadãos à informação isto é, a informar e a ser informado, procurando, em absoluta liberdade, pluralismo, e confronto de ideias, o necessário esclarecimento e informação da opinião pública, mantendo, no entanto, uma independência, intransigente, em face dos poderes político, económico e religioso.

 

Assim, nunca renunciará ao direito, que é seu, de informar, questionar e até criticar objectivamente, tudo, bem entendido de harmonia com os ditames impostos pelas boas regras ético deontológicas.

 

Como Rádio de projecção local e regional, dará particular atenção e destaque aos eventos e iniciativas deste âmbito, sempre com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de uma opinião pública formada e informada, procurando, ainda como é próprio de seu substrato, consolidar e promover a afirmação de uma identidade sócio-cultural que é a nossa.

 

Independentemente e autónoma, é sua pretensão, ademais, no âmbito da difusão dos programas informativos e culturais, pautar a sua actividade pelos estritos critérios, e parâmetros, da qualidade, dignidade e empenho profissional.


Clube Cultural Rádio Marinhais


FORMA SOCIETÁRIA


A Rádio Marinhais é uma Associação Sem Fins Lucrativos com estatutos lavrados a 30 de Maio de 1997, publicados no Diário da República III série página 13176.

 

Ver publicação em formato PDF.

 

LICENÇAS


ANACOM
Autoridade Nacional de Comunicações

Licença de Estação de Radiocomunicações do Serviço de radiodifusão sonora– nº da Licença – 20342

Anexo à Licença de Rede Privativa de Radiocomunicações Serviço Fixo Ligações Estúdio-Emissor Licença nº - 505744


ERC
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Nº Registo – 4230463

 

Associado da Sociedade Portuguesa de Autores


Associado da Associação Portuguesa de Radiodifusão