De momento, não existem programas em arquivo.

Esclarecimentos da empresa Águas do Ribatejo sobre a água do concelho

 

 

Esclarecimentos da Águas do Ribatejo solicitados pela Rádio Marinhais:

  • 1. A situação relatada pelas nossas utentes tem a ver com uma avaria no sistema de abastecimento de água de Marinhais. Por se tratar de uma situação imprevista, não foi possível avisar os utentes por antecipação como sempre fazemos em situações de possíveis cortes ou constrangimentos devido a intervenções programadas.
  • 2. Após o restabelecimento do abastecimento é normal os nossos técnicos realizarem as purgas do sistema através da abertura dos marcos de água colocados na via pública. O objectivo é minimizar a entrada de manganês e eventualmente, outras partículas , nas redes prediais.
  • 3. A cor acastanhada da água, a que se referem as utentes, tem a ver com a presença do manganês. Ao deixar a água correr durante um período curto, a cor volta ao normal.
  • 4. O manganês é um metal de transição que não causa qualquer risco para a saúde pública.
  • 5. A Qualidade da água é atestada pelos milhares de análises que realizamos em laboratório certificado e das quais publicamos os resultados, sujeitos a verificação e parecer da Entidade Reguladora (ERSAR) e verificados pelas autoridades de saúde, no nosso sítio em http://www.aguasdoribatejo.com/.
  • 6. Não se verificou nenhuma situação de incumprimento que pudesse colocar em causa a qualidade da água no sistema de abastecimento de Marinhais.
  • 7. Atenta à necessidade de minimizar a presença do manganês e de melhorar a qualidade do abastecimento, a ÁGUAS DO RIBATEJO tem em curso uma candidatura para a realização de um investimento significativo que inclui a construção de uma estação de tratamento da água, substituição de condutas e introdução do sistema de telegestão nos reservatórios.
  • 8. Em relação à melhoria do serviço de atendimento, estamos receptivos a todas as sugestões que contribuam para a melhoria contínua dos nossos serviços. A ÁGUAS DO RIBATEJO faz uma aposta permanente na formação dos seus colaboradores em várias áreas e tem reforçado, na medida do possível, os vários serviços tendo sempre em conta a necessidade de garantir a sustentabilidade financeira do sistema gerido por esta empresa municipal cujo capital é detido em exclusivo pelos municípios.